quarta-feira, 29 de abril de 2009

As Filosofias Politicas - O Ideal Republicano

Durante a Idade Média, forman-se aldeias ou burgos. Enquanto na sociedade como um todo prevalecia a relação de vassalagem onde era feito um juramento de fidelidade do vassalo, onde os superiores também prometiam protegelos. Com a divisão do trabalho surje uma nova organização social, que era a corporação de oficio, formada por tecelões, pedreiros, comerciantes e outros mais.
Essas corporações também eram hierárquicas, mas para os que estavam de fora todos eram livres e iguais. Com o início do século XV em certas regiões da Europa, as cidades antigas e novas que surgiram dos burgos, começam à desenvolver-se social e economicamente. Inicia-se o que vem a ser o Capitalismo Comércial ou Mercantil, para que esse, possa desenvolver-se, presisa-se, deixar de lado a economia feudal, pois seus membros desejam a independência.
Com a descoberta das Obras de Pensadores, Artistas e Técnicos da Cultura greco-romana, surge um novo ideal politico o da liberdade republicana.
Já no periodo do renascimento esperava-se reencontrar obras, pensamentos e técnicas políticas, fazendo com que o poder teologico-político caisse, pois só eles poderiam decidir oque deveria ser pensado, dito e feito. Athenas, Esparta e Roma se tornam exemplos de liberdade republicana.

Já nos anos 1513 e 1514 se inaugura um novo pensamento politico moderno o Principe de Maquiavel. As Obras politicas medievais e renascentistas, embora diferentes e muitas vezes contrárias, operam num mundo cristão, isso significa que para elas, relação entre politica e religião é um dado de que não podem escapar.
Diferentemente dos Teólogos, que partiam da biblia e do direito romano para formular teorias politicas, e, diferentemente dos contemporâneos renascentitas, que partiam das obras dos filósofos clássicos para construir suas teorias politicas, Maquiavel parte da esperiencia real de seu tempo.
Maquiavel não adimete um fundamento anterior e exterior a politica( Deus, Natureza ou Razão). Toda cidade, diz ele em O Principe, está originariamente dividida por dois desejos opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido e nem comandar. Maquiavel não aceita a idéia da boa comunidade politica constituida para o bem comum e a justiça. A finalidade da politica não é, como diziam os pensadores gregos, romanos e cristãos, a justiça e o bem comum, mas, como sempre souberam os politicos, A Tomada e Manutenção do Poder. Ele recusa a figura do bom governo encarnada no Principe virtuoso e não aceita a divisão clássica dos três regimes politicos (monarquia, aristocracia, democracia). Diz ele, qualquer regime politico, tem a forma que tiver e tenha a origem que tiver podera ser legitimo ou ilegitimo, o critério de avaliação que mede essas duas é a liberdade.



Postado por: Adevaldo de Campos Filho - Ana Carolina Siervi - Ricardo Cassio da Silva - Rodrigo Andrade Pires

6 comentários: